sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Vida longa ao azeite de oliva!

O oleocantal é um composto derivado do azeite de oliva extra virgem que possuem características antiinflamatórias e analgésicas, atuando também na alteração na estrutura de proteínas neurotóxicas.

As proteínas beta amilóides (as placas senis são formadas por essas proteínas) que são altamente tóxicas interrompem as sinapses neurais colocando-se entre essas sinapses, o que impede o funcionamento normal das células nervosas, causando a perda de memória e morte celular.

O oleocantal altera a estrutura da proteína beta amilóide, fazendo com que ela não se ligue as sinapses nervosas. Segundo pesquisas realizadas pela Universidade de Northwestern, o azeite de oliva extra virgem, aumenta o tamanho das proteínas beta amilóides e assim elas não podem se inserir na estrutura das sinapses nervosas. Entre as descobertas, descobriu-se também que o oleocantal transforma a beta amilóide em alvo para os anticorpos, o que pode representar a criação de medicamentos que ajudem os anticorpos a atacarem a proteína beta amilóide.

Fonte:

http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=componente-azeite-oliva-prevenir-tratar-alzheimer&id=4573

Fontes das imagens:

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/42/Oleocantal.png

http://www.saudelar.com/edicoes/2010/janeiro/principal.asp?send=02_informacao.htm

Bons Estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário