segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

A Proteína Tau: Uma esperança para combater o Alzheimer!


Já falamos sobre os novelos neurofibrilares que são pequenos novelos protéicos que se acumulam no citoplasma do neurônio, formados pela proteína Tau. A proteína Tau é super importante para entendermos sobre a Doença do Alzheimer, por isso vamos explicar um pouco mais sobre ela.

A proteína Tau é uma fosfoproteína encontrada no sistema nervoso central e periférico, componente principal dos microtúbulos, no qual se encontra em estado polimerizado ajudando a manter a construção e estabilização do neurônio em cérebros normais. Ela se encontra livre no interior do neurônio agrupada em filamentos e consequentemente agregadas formando os insolúveis emaranhados neurofibrilares. Entretanto segundo estudos da Dra. Adriana Ferreira e co-pesquisadores da Universidade de Medicina de Feinberg e o Instituto da Universidade de Northwestern os neurônios são capazes de manter a composição dos microtúbulos conforme o envelhecimento sem a presença da proteína Tau, sendo assim um comportamento dinâmico dos microtúbulos.

Um trabalho com ratos publicado na revista Science confirma a idéia de que a redução dessa proteína ajudaria a interromper a progressão dos sintomas da doença de Alzheimer, tais como, crises convulsivas e perda de memória. Embora a DA afete diferentemente ratos e humanos, a descoberta impressionou os pesquisadores, pois a maioria dos esforços para tratar a doença está focada em diminuir os níveis da proteína beta-amilóide (responsável por formas as placas neuríticas).

Alguns estudos mostram que a formação dos filamentos da proteína Tau se encontra em uma região chamada “domínios repetidos”, isso é importante, pois mostra que no futuro poderá haver métodos farmacológicos que possam inibir a formação de agregados de proteínas Tau. Assim quem sabe diminuindo os sintomas da DA ou quem sabe curando-a definitivamente.

Fonte:

http://www.neurociencias.org.br/pt/502/funcao-da-proteina-tau-em-neuronios-de-recem-nascidos/

http://emedix.uol.com.br/not/not2002/02abr30neu-nw-tpr-alzheimer.php

http://www.news.med.br/p/medical-journal/11203/reducao+dos+niveis+da+proteina+tau.htm

http://www.bv.fapesp.br/en/bolsas/52398/proteina-tau-alvo-planejamento-racional/


Nenhum comentário:

Postar um comentário