terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Vitamina B na cola do Alzheimer

Segundo uma pesquisa publicada na revista científica Public Library of Science One o consumo de altas doses de vitamina B pode ser benéfico para reduzir o encolhimento do cérebro de pessoas com Alzheimer. O encolhimento do cérebro é causado pela morte dos neurônios. Em idosos essa morte neuronal é bem acentuada, entretanto em doentes com Alzheimer essa morte provoca verdadeiros “buracos” no cérebro. Isso causa grandes danos cerebrais, como perda da memória e aprendizagem.

A pesquisa mostra que vitaminas B como ácido fólico, B6 e B12 controlam os níveis de homocisteína. A homocisteína é um aminoácido que contém enxofre em sua composição, produzida após o consumo de carne e laticínios. Segundo o que estudo relata, o aumento da homocisteína plasmático faz com que aja um declínio na função cognitiva mais acentuada em doentes de Alzheimer. A relação entre a homocisteína e a vitamina B ainda não está bem esclarecida, o que se sabe é que a deficiência de B12 pode reduzir a síntese de metionina e S-adenosilmetionina, afetando adversamente as reações de metilação, essenciais para o metabolismo de componentes da bainha de mielina das células nervosas e de neurotransmissores.

O estudo foi realizado com doentes em estado inicial da doença que apresentavam leve debilidade cognitiva. Metade dos pacientes ingeriram comprimidos diários com altas doses de vitamina B6, B12 e ácido fólico acima do recomendado, a outra metade recebeu placebo. Dois anos depois, o ritmo do encolhimento do cérebro dos pacientes foi medido e houver uma significante redução no encolhimento do cérebro dos pacientes com DA.

Essa não é uma cura definitiva, pois ameniza a perda cognitiva de pacientes que a doença já está instalada, entretanto é essas vitaminas são uma esperança para amenizar os efeitos da DA. É claro que ninguém deve sair por aí tomando altas doses de vitamina B sem necessidade, pois no caso da vitamina B6 em excesso pode provocar intoxicações neurológicas, surgindo sintomas como formigamento nas mãos e diminuição da audição.


Fonte do texto:

http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?508

Acesso no dia: 26/01/2011

http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/2010/09/100909_vitaminabalzheimer_ba.shtml

Acesso no dia: 26/01/2011

http://quackwatch.haaan.com/homocisteina.html

Acesso no dia: 26/01/2011

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516-44462004000100013&script=sci_arttext&tlng=in

Acesso no dia: 26/01/2011

http://www.cadastronacionalmedico.org/artigo/606-Mal-de-Alzheimer-artigo.htm

Acesso no dia: 26/01/2011

Fonte da imagem:

http://veja.abril.com.br/noticia/saude/vitamina-b-pode-ajudar-a-retardar-o-alzheimer-diz-estudo

O cérebro com Alzheimer é o da esquerda.

Acesso no dia: 26/01/2011

Um comentário: